
Para saber quando mudar as pastilhas de freio da moto, simplesmente deve comprovar que não estejam tão finas que corra o risco de que a placa base das pastilhas danifique o disco. As pastilhas se desgastam, precisamente, pelo atrito que têm com o disco durante o freado da moto. Sabe-se que tem que mudar de forma urgente as pastilhas de freio da moto quando a camada delas que roça com o disco, não a placa baseie, mede menos de 2 milímetros. Pode olhar colocando-se em frente à moto e dirigindo sua vista para a pinça de freio.
Além disso, deve ter em conta que tem que trocar de uma vez todas as de um mesmo eixo. O normal é que todas se desgastem na mesma proporção, o contrário pode ser um sintoma de algum problema no sistema de frenagem que deve consultar seu mecânico.
Um sintoma que ajudará você a saber que sua moto precisa de uma troca de pastilhas de freio é que se produz um ruído provocado pelo choque da pastilha contra o disco. Trata-se de um som que aparece cada vez que freia e que antes não existia.
Recomendamos a você que, aproximadamente, a cada 10.000 ou 15.000 quilômetros realize uma revisão das pastilhas de freio da moto. Não se esqueça que são uma parte vital do sistema de frenagem de seu veículo e que, se não funcionam bem, põe em grave risco sua segurança.
Como dissemos, a troca das pastilhas de freio da moto faz parte das revisões periódicas que deve fazer em seu veículo. Leia este artigo no qual explicamos a você outras questões que deve considerar para uma boa manutenção da moto.
Fonte: UmComo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário